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Plano de Ações de Comunicação

Plano de Ações de Comunicação

Responsável pelo sucesso de comunicação do seu negócio, o plano de ação é uma etapa crucial para o alcance dos objetivos da sua empresa. 

 

Ao contrário do que se imagina, uma ideia de negócio não significa uma oportunidade de negócio. Uma ideia somente se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado, ou seja, quando existem potenciais clientes, um contexto favorável e um planejamento adequado. E é sobre a importância de um bom planejamento de comunicação que vamos falar agora. Um artigo que serve tanto para quem vai abrir seu próprio negócio ou quem deseja corrigir ou potencializar o seu negócio atual.

 

O Que Abordaremos nesse Post:

 

O que é um Plano de Ações de Comunicação

Investir na elaboração de um Plano de Ações de Comunicação traz os melhores resultados para qualquer organização. Esse é o documento essencial para o setor de comunicação definir todas as estratégias e metas para a organização, produto e ou projeto específico. O plano é o resultado de um estudo sobre a situação do cliente, fatores que influenciam o seu negócio, onde ele deseja chegar e de que forma vamos criar uma estratégia para alcançar os objetivos. Mas engana-se quem acha que uma vez elaborado, o Plano está pronto. Esse documento deve ser atualizado periodicamente à medida que existam fatos novos relevantes ou até mesmo para fazer um acompanhamento do andamento das ações.

 

Esse é o documento essencial para o setor de comunicação definir todas as estratégias e metas para a organização, produto e ou projeto específico.

 

Qual a Importância do Planejamento de Comunicação para uma Empresa?

Se sua empresa tem projetos interessantes para serem desenvolvidos, seja qual for a ideia, investindo em um plano de comunicação o projeto ficará muito mais eficaz. É por meio do plano de comunicação que você estabelece as necessidades do seu público-alvo e define as estratégias as ações, colocando sua empresa no caminho certo para fortalecer e consolidar a sua marca no mercado. Ou seja, trata-se do desenvolvimento de um posicionamento organizacional efetivo, que sendo contínuo, é capaz de melhorar, e muito, os resultados do seu negócio.

As vantagens de fazer um planejamento de comunicação:

  • Cria um posicionamento para a marca;
  • Integra e dá unidade a toda a comunicação da empresa;
  • Define canal, público adequados e alinha a melhor forma de transmissão da mensagem;
  • Organiza as ações e evita os improvisos;
  • Otimiza a verba do cliente;
  • Agiliza o alcance dos objetivos.

 

1) Diagnóstico

O primeiro passo para iniciar o planejamento da comunicação de uma empresa é realizar um diagnóstico da situação atual. Nesse sentido, os cenários que podem ser enfrentados precisam ser previamente levantados e analisados. Nessa etapa poderão ser avaliadas questões estruturais do fluxo completo de produção e vendas e análise da comunicação realizada anteriormente.

A listagem de pontos positivos e negativos, ameaças e oportunidades nortearão todas as etapas a seguir. É necessário não omitir nenhuma informação. Nesta fase do plano é necessário colocar o “dedo na ferida” e apontar questões que podem estar atrapalhando o sucesso do negócio.
 

2) Alinhamento com a Organização

Não basta criar um Plano de Comunicação voltado para um público sem alinhar a comunicação interna e a mensagem que vá contra os valores da organização, não é mesmo? Na hora de elaborar o seu Plano de Comunicação, você deve ter atenção ao mercado e setor em que a empresa está inserida. Analise também fatores como condições econômicas, legais, fatores socioculturais do público-alvo e momento político e/ou ideológico (debates em voga na sociedade no momento em que o plano foi elaborado).

As etapas do planejamento que envolvem o engajamento e alinhamento com o cliente são:

  • Construção de uma identidade empresarial
    É possível trabalhar o branding da marca tanto interna quanto externamente, dependendo do plano estratégico e das necessidades da empresa.
  •  

  • Atração de resultados mais claros
    Com a comunicação acontecendo de forma a esclarecer o que a empresa espera de cada time, os funcionários saberão para qual caminho seguir e estarão alinhados com os objetivos da organização.
  •  

  • Comunicação interna
    A comunicação interna trabalha diretamente com o alinhamento dos funcionários, diminuindo o nível de stress da equipe e incentivando o potencial produtivo da empresa como um todo. Todo esse cenário influencia diretamente no lucro do negócio.
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  • Definição da equipe
    É preciso lembrar que a execução do projeto precisa de uma equipe capacitada. O plano de comunicação precisará de profissionais especializados em áreas específicas, desde publicidade e propaganda até relações-públicas, dependendo das estratégias e objetivos traçados.

 

3) Analise de Mercado / Concorrência / Definição de Público-Alvo

Não adianta apenas conhecer o comportamento do público, é preciso estudar ao que ele está sendo submetido. Ou seja, é preciso acompanhar as estratégias da sua concorrência e aprender com seus erros e acertos. Procure conhecer os seus concorrentes, quais as ações eles realizam, além de entender as preferências do público da concorrência. Com isso, avalie se o seu produto/serviço está, de fato, de acordo com o público que você idealiza. A partir disso defina o seu público-alvo, e as estratégias que irá desenvolver com ele.
 

4) Avalie bem os Canais de Comunicação

Agora que você já conhece o comportamento do seu público, deve ter conseguido informações sobre os canais preferidos dele para se informar. Aproveite esses dados para analisar bem os canais e os investimentos necessários para comunicar em cada um deles. Avalie alcance, interesse do público, reputação e até mesmo cases do seu e de outros segmentos. Essa é a hora de se municiar de dados para saber onde você vai mirar nos próximos passos da elaboração do Plano de Comunicação.
 

5) Objetivos, Estratégias e Metas

Esta é uma etapa muito importante da elaboração do Plano de Comunicação: Definição de objetivos, estratégias e metas! Os objetivos de comunicação devem estar alinhados com os objetivos da empresa. O importante é registrar a comunicação como parceira fundamental da empresa, e não apenas mais um setor.

Mas é preciso ter em mente que essas metas precisam ser factíveis de serem alcançadas. De nada adianta desafiar-se a conquistar algo que é impossível de se atingir com os recursos disponíveis. É necessário listar os problemas que, de fato, a comunicação poderá resolver.

Sabendo o que a empresa deseja alcançar, é hora de definir como chegar lá. A avaliação dos canais de comunicação, comportamento do público e dos concorrentes realizada na etapa anterior será fundamental agora. Uma boa estratégia precisa de metas bem definidas, realistas, mensuráveis e limitadas no tempo.
 

6) Plano de Ação e Cronograma

Avançando no Plano de Ações Comunicação, chega o momento de definir a hora de agir, ou seja, quais atividades serão desempenhadas, quando e por quem para alcançar o objetivo de comunicação da organização. Ao traçar as ações é fundamental já definir os prazos de entrega, os custos e a duração das campanhas.
 
PORTANTO… realizar um planejamento de comunicação é o primeiro passo para trabalhar uma comunicação mais eficaz na sua empresa e assim transmitir ao público informações assertivas que sejam convertidas nos resultados traçados durante a definição dos objetivos. Ou seja, com uma comunicação acontecendo de forma ágil e planejada, não perde-se tempo buscando determinada informação. Isso significa mais eficiência na execução de processos.




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09 de setembro, 2018