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Mídia Offline x Online

Mídia Offline x Online

 

Descubra qual mídia – on-line ou off-line – é a melhor forma de chegar até público- alvo da sua empresa 

 

Uma dúvida comum na vida dos empreendedores é sobre onde investir o orçamento de divulgação de seu negócio. Afinal, o melhor é investir em mídias off-line ou online? Ou fazer uma integração entre os dois segmentos?

Durante muitos anos a mídia off-line, também chamada de mídia tradicional, era a única alternativa na hora de realizar uma campanha. Com a chegada da internet e com a invasão do mundo digital na rotina da sociedade, essa história mudou um pouco.

Vamos fazer um resumo das principais características, vantagens, desvantagens e tentar achar uma resposta para a pergunta do título deste post.

O que Abordaremos nesse Conteúdo:

 

O Que é Mídia Off-line?

É toda ação de divulgação que utilize veículos, canais e ferramentas sem o auxílio da internet. Como por exemplo, a utilização de panfletos, folders, anúncios impressos em revistas e jornais, envio de mala direta, propaganda em rádio e televisão, organização de eventos, ações no ponto de venda, entre outros.

 

Vantagens da Mídia Off-line

Um dos pontos fortes da utilização da mídia tradicional é o alto grau de credibilidade junto ao público. Os sites e redes sociais são campos minados onde por muitas vezes as famosas fake news geram desconfianças e, em contrapartida, os grandes meios de comunicação de massa como TV e rádio ainda dominam a preferência do público na busca de informações. Por isso, um bom trabalho de assessoria de imprensa pode gerar mídia espontânea e trazer excelentes resultados para uma marca.

    • Alto impacto – uma boa campanha de outdoor ou um anúncio de TV conseguem atingir milhares de clientes em pouco tempo. São mídias muito adequadas para campanhas que desejem resultado imediato, como promoções.
    • Envolvimento – Não podemos esquecer também, que as mídias tradicionais têm um grande poder de envolvimento quando consegue um contato pessoal com os clientes. Diferente de uma certa frieza do mundo da internet, uma ação no ponto de venda oferecendo uma degustação, ou o envio de um brinde junto a uma mala direta, ou ainda oferecer a experiência de relacionamento com a marca através de realização de eventos  onde criam laços mais consistentes que só o contato sensorial permite.
    • Construção de marca – O público recebe uma informação de um anúncio de produtos e serviços mesmo que não esteja os procurando. O que, de certa forma, desperta o desejo e a curiosidade do público em geral.

 

O Que é Mídia Online?

São os diversos tipos de possibilidade de divulgação de anúncios e campanhas no mundo digital. Ou seja,anúncios de links patrocinados, promoção nas redes sociais, produção de vídeos para a internet, veiculação de banners em portais e sites especializados etc. Para exemplificar alguns meios de comunicação online, podemos citar o Facebook, Google, Youtube, Instagram e Twitter.

Vantagens da Mídia On-line

São inúmeras as vantagens de realizar campanhas de comunicação na internet. O principal ponto positivo é o baixo custo quando comparado aos valores praticados pelos veículos das mídias off-line. É possível realizar uma divulgação com apenas poucos reais, impulsionando uma postagem no Facebook, por exemplo.

Outras vantagens que podemos apontar são:

      • Possibilidade de mensuração – as campanhas online geram relatórios e dados com altíssimo grau de precisão para análise da efetividade da campanha.
      • Segmentação – O direcionamento das campanhas para públicos bem específicos, escolhendo fatores como idade, sexo, localização, interesses, faz com que a mídia digital possua um ótimo retorno sobre o investimento.
      • Acompanhamento em tempo real – este tipo de mídia permite o acompanhamento em tempo real do andamento da campanha, o que favorece a correção de rumos para otimização da verba com a certeza de que a mensagem está chegando ao destino;
      • Possibilidade de interação – através do mundo digital o consumidor estabeleceu um novo tipo de relacionamento com as marcas. Isso é bom e é ruim. Tem que saber como lidar com diversas situações. Certamente este tópico é assunto para um outro post, mas o importante é saber usar essa característica a seu favor e transformar seguidores em verdadeiros amigos da marca.

 

E então? Qual Mídia Escolher?

A resposta sobre esta pergunta não poderia ser outra. É claro que vai depender de diversos fatores. Pode ser que uma determinada campanha seja adequada para utilizar somente ações da mídia off-line ou o contrário, e um planejamento de mídia exclusivamente digital seja a melhor solução para divulgação de determinada marca. Não devemos enxergar barreiras entre o universo offline e o online. Elas não são mídias antagônicas. Portanto, conheça bem as necessidades de seu cliente e tenha em mente que os dois caminhos podem ajudar a conquistar seus objetivos.

Para Finalizar…, a dica final é que a melhor solução é planejar com bastante atenção todos os objetivos da campanha, considerar o volume de investimento disponível e analisar bastante o público-alvo da mensagem. Muito provavelmente o resultado será a conciliação entre as duas mídias, integrando as estratégias, o que pode gerar um resultado muito mais eficaz.

 

Espero que tenha ficado claro a diferença entre a mídia off-line e a mídia online. Mas, caso tenha alguma dúvida, envie uma mensagem para a gente. Teremos o maior prazer em responder.

 

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12 de setembro, 2018