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O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?

 

O Marketing Digital é a estratégia de comunicação essencial para ajudar sua empresas com a visibilidade e ampliação das vendas.

O Marketing Digital é uma revolução na qual as empresas estão mudando a forma de atingir mais pessoas e vender seus produtos. Afinal, a internet é onde a maioria das pessoas estão inseridas, olhando, compartilhando, curtindo e comentando sobre tudo que acontece. São bilhões de pessoas conectadas diariamente, sendo assim, uma oportunidade gigantesca de construir uma imagem de seu negócio, interagir, informar e, claro, vender.

Usado hoje pela maioria das empresas, o Marketing Digital se tornou um grande aliado, mas que muitas vezes, é compreendido apenas como o trabalho de mídias sociais, sem levarem em conta a complexidade por trás do planejamento.

Composto por uma série de estratégias, estão presentes entre algumas delas: marketing de conteúdo, inbound marketing e mídias sociais. Cada uma tem sua abordagem, mas todas buscam converter o usuário em cliente. Sendo assim, também possuem as ferramentas particulares necessárias para alcançar esse objetivo.

Além de vender, também foi percebida a oportunidade de criar vínculos duradouros, tornando a comunicação direta com o consumidor um modelo evoluído com um abertura singular e eficaz.

Composto por uma série de estratégias, estão presentes entre algumas delas: marketing de conteúdo, inbound marketing e mídias sociais. Cada uma tem sua abordagem, mas todas buscam converter o usuário em cliente.

Conteúdo abordado nesse post:

Como Funciona a Estratégia Digital?

O Marketing já sofreu diversas mudanças desde o seu início até o seu estado atual. No atual momento é preciso ter em mente que as pessoas determinam os produtos e não o contrário. Hoje os consumidores são ativos no processo de construção das marcas, e estas precisam ser munidas de relevância, não apenas um produto ou serviço, mas é necessário agregar valor ao negócio.

Entendendo isso, a estratégia do marketing digital também é embasada nos 4 P’s do marketing convencional: preço, produto, praça e promoção. O produto precisa ser ideal para o público certo, estar localizado na plataforma ideal (praça), realizando a promoção correta e com o preço adequado.

Levantando as informações do seu público e do que o atrai, a estratégia começa a ser traçada, descobrindo onde a empresa precisa estar presente, de qual forma e qual a abordagem que seduzirá essas pessoas.

Ou seja, assim como o marketing tradicional, o digital também precisa de planejamento, estratégia, pesquisa e acompanhamento constante do trabalho executado.

 

Os 3 Tipos de Marketing Digital Mais Utilizados

Marketing de Conteúdo

É a forma de criar a confiança do público alvo, através do compartilhamento de conteúdo relevante e de valor, atraindo os potenciais clientes, solucionando suas dúvidas e assim criando aos poucos uma relação de valor entre sua empresa e o consumidor originando uma concepção positiva das pessoas a fim de gerar negócios futuros.

Inbound Marketing

O Inbound tem como objetivo atrair os usuários, através do compartilhamento de determinados assuntos que são interessantes para um público específico, conquistando assim a autorização para comunicar sobre o seu produto, criando um relacionamento mais duradouro.

Mídias Sociais    

São espaços de compartilhamento rápido de informações colaborativas, que possibilitam a interação dos usuários nos mais diversos canais como redes sociais, blog, sites, fóruns, etc. Sua finalidade basicamente é possibilitar a conexão de pessoas em todos os lugares do mundo.

 

8 Ferramentas Mais Utilizadas De Marketing Digital


O Marketing Digital necessita de uma gestão rápida, muitas vezes em tempo real, e otimizar o tempo é uma necessidade constante. Sendo assim, existem diversas ferramentas para tornar ainda mais produtivo este processo.

Entre elas estão:

SEO – Otimização dos mecanismos de busca;
SEM – Marketing dos mecanismos de busca;  
CMS – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo;
E-mail Marketing – Nutrição de Leads;
Links Patrocinados – anúncios em forma de texto;
Análises – Mensurador de resultados;  
Monitoramento de Redes Sociais – acompanhamento do desempenho nas redes;   
Landing Page – Conversor de Leads;

Medindo o Desempenho Através Das Métricas


Para saber se o trabalho de marketing digital está dando frutos, é preciso medir as métricas apresentadas sobre as ações na rede.  Os números obtidos através delas é que definirá se o caminho seguido é de fato o ideal.
Alguns desses medidores de performance são:

Retorno sobre investimento (ROI) – cálculo de quanto determinado investimento feito gerou de retorno para a empresa;
Custo de Aquisição de Cliente (CAC) – quanto de investimento foi feito para adquirir clientes;
Custo por Lead (CPL) –  quanto está sendo gasto para conseguir leads;
Lifetime Value – valor total que um cliente gera de renda;
Taxa de Retenção de Clientes – valor para manter os clientes atuais, entre outras métricas.

PORTANTO…. 
…o Marketing Digital vai além do pensamento comum, exigindo uma estratégia bem definida que será pensada no momento do planejamento de comunicação da empresa, para que assim ele possa cumprir com o objetivo e gerar resultados satisfatórios, novos clientes e, claro, obtenção de lucro.

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09 de setembro, 2018

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